Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hoje na História

13 de Junho:  
Dia de Santo Antônio

o seu primeiro nome era Fernando. Nasceu em Lisboa entre 1191 / 1195, (aceita-se oficialmente a data de 15 de Agosto de 1195), numa casa próxima da Sé, no local onde posteriormente se ergueu a Igreja sob sua invocação.Fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior, ingressando por volta de 1210, como noviço, na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de São Vicente de Fora.Com 18 ou 19 anos, entrou no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, um importante centro de cultura medieval e eclesiástica da Europa, onde realizou os estudos em Direito Canónico, Filosofia e Teologia.
Logo a seguir, decidiu deslocou-se para o Marrocos, onde esteve um tempão. Mas, como foi acometido por grave doença, os Superiores da Ordem resolveram repatriá-lo. No regresso, uma forte tempestade arrastou o barco para as costas da Sicília. Na Itália, Antonio se notabilizaria como exímio teólogo e grande pregador. Após contatos com o papa Gregório IX, regressou a Pádua, onde veio a morrer, muito doente, em 13 de Junho de 1231.
Santo Antonio detém o recorde de canonização da igreja católica: foi declarado santo menos de um ano depois da sua morte — precisamente 11 meses e 17 dias após falecer. É o santo padroeiro das cidades de Pádua e de Lisboa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *