Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Atividade filme: O Pianista.



T

  
RABALHO SOBRE O FILME “O PIANISTA."
ALUNO (A): ____________________________________________________ 
ALUNO (A): ____________________________________________________

SÉRIE: 9º ANO /TURMA: _____ PROF. ELISONALDO CÂMARA      DATA:

1. Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração.  2. Contexto Histórico: Desde 1933, quando Hitler ascendeu ao poder na Alemanha, acumulando os cargos de primeiro-ministro e presidente, o destino dos judeus parecia selado. Cientes que os objetivos dos nazistas incluíam o expansionismo territorial e a busca do espaço vital (e com isso obter mão de obra de baixo custo, matérias primas, áreas para novos investimentos e amplos mercados consumidores). A invasão da Polônia em setembro de 1939 confirmou os piores prognósticos. Essa Perseguição durou até o final da Guerra em 1945. 3. Objetivos: Identificar e caracterizar o nazismo e suas práticas segregacionistas. Demonstrar através de uma história real os conflitos e as formas de resistência e sobrevivência durante o período de guerra. 4. Conteúdo: Nazismo e Segunda Guerra Mundial

1. Quais foram às mudanças ocorridas no cotidiano da cidade de Varsóvia após a invasão de Hitler?
2. Como iniciou a perseguição aos judeus poloneses mostrada no filme? Cite 2 formas de segregação (discriminação) aplicadas pelos soldados alemães.
3. Quais são os símbolos dos judeus e dos nazistas mostrados no filme?  
4. O que o pianista precisou fazer para sobreviver aos nazistas por tanto tempo? Cite cada ação desse personagem.
5. Por que a construção de um gueto judeu era símbolo da discriminação? Qual foi o elemento físico que representava essa separação? Como funcionava?
6. Cite atos desmedidos e arbitrários de violência física aos quais os judeus eram constantemente submetidos.
7. Como ocorreu o encontro do pianista com o soldado alemão? Por que o soldado não prendeu o pianista?
8. Qual exército libertou a cidade de Varsóvia dos alemães? Qual cena comprova sua resposta?
9. Por que o pianista quase foi morto pelos soldados que libertaram a cidade de Varsóvia?
10. Como o pianista ficou sabendo sobre o soldado alemão que o havia ajudado? Qual é o significado da última cena do filme?
2ª Parte:
1. O filme nos mostra “... um caso muito particular, de um artista destacado, que relata suas dificuldades e nos mostra como a guerra pode enlouquecer e como a arte pode nos fazer sobreviver, resistir.” Como isso aconteceu no filme que você assistiu?
2. Em sua opinião, qual foi o pior momento enfrentado pelo pianista? Justifique sua resposta com exemplos.


3 comentários:

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *