Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ATIVIDADE FILME: OLGA.

 



Trabalho Avaliativo  de História
Nome:
Nome:
Data:                                          Turma: 9º                  Nota:
Professor (a): Elisonaldo Câmara.
Tema: Filme - OLGA
Sinopse: Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück. Principais personagens: Camila Morgado, Caco Ciocler, Fernanda Montenegro, Werner Schünnerman, Luís Mello, Osmar Prado e Eliane Giardini.
1- Tempo/ época/ período. A história se desenrola, durante o período da Segunda Guerra Mundial, e durante o governo de Getúlio Vargas no Brasil, época na qual se alastrava o nazismo pela Alemanha.
1908 – nascimento de Olga. Filha de um casal judeu, de um pai Advogado que mais tarde compartilha os mesmos pensamentos que a filha, e sua mãe uma Dama da Alta Sociedade. Com ideias revolucionistas Olga, participa de vários protestos quando jovem, em favor de mudar o mundo para melhor.
1923- entrada de Olga para o partido comunista.
 1928- Olga durante o julgamento liberta outro líder revolucionário, Otto Braum.
1934- depois de passar por vários treinamentos militares, Olga recebe a missão de acompanhar Luís Carlos Prestes ate o Brasil.
 1935- como vingança, de Filinto Muller e Getúlio Vargas, Olga mesmo grávida é deportada de volta para a Alemanha.
1936- nasce Anita Leocádia Benário Prestes, filha de Olga com Luís Carlos Prestes.
1938- Anita é separada de Olga e adotada por sua avó Leocádia Felizardo Prestes. Olga é transferida para o campo de concentração de Lichtenburg.
1939- Olga é levada para Ravensbrück, único campo de concentração feminino. 1942- Olga é executada em uma câmara de gás em Bernburg.
2- Locais.
A história começa em Munique na Alemanha, depois se desloca para Berlin, onde Olga passa por treinamentos militares e recebe a missão de acompanhar Prestes até o Rio de Janeiro, Brasil. Após serem presos, Olga é deportada para a Alemanha, onde é morta pelos nazistas.
3- Personagens principais e sua descrição: Olga Benário Prestes- filha de Leo Benário, advogado liberal de ideias avanças e de Eugénie sua mãe uma dama da alta sociedade que não apoiava as ideias da filha. Nasceu dia 12 de Fevereiro de 1908. Por compartilhar ideias revolucionárias se juntou a Juventude Comunista aos 15 anos, no ano de 1923. Olga era uma guerreira que lutou por seus ideais, foi capaz de dar sua vida pelo movimento que defendia.
Responda as questões abaixo:
1 – Os atores: Camila Morgado, Caco Ciocler, Osmar Prado e Fernanda Montenegro desempenham quais papéis no filme:

2 - Descreva as principais características da personagem Olga?

4 - Quem foi Luis Carlos Prestes? Qual sua participação na política brasileira?

3 - Porque o governo brasileiro torturava varias pessoas? Qual era seu objetivo?

4 - Porque Olga foi deportada para a Alemanha? E qual era o contexto desse país na época que se passa o filme?

5 - Explique, resumidamente, como eram as vidas das pessoas dentro dos campos de concentração nazista.

6 - Como se deu a morte da Olga?Explique:

7- Faça um comentário pessoal sobre o filme Olga:

“Lutei pelo bom, pelo Justo, pelo melhor do mundo”.
OLGA BENÁRIO
      








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *