Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 4 de julho de 2017

Atividade livro: O Triste fim de Policarpo Quaresma.




DISCIPLINA – HISTÓRIA – PROFº ELISONALDO CÂMARA           DATA:
ATIVIDADE: LIVRO: O TRISTE FIM  DE POLICARPO QUARESMA.
Contextualizado no fim do século XIX, no Rio de Janeiro, TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, o principal romance de Lima Barreto, narra os ideais e frustração do funcionário público Policarpo Quaresma, homem metódico e nacionalista fanático.     Sonhador e ingênuo, Policarpo dedica a vida a estudar as riquezas do país: a cultura popular, a fauna a flora, os rios. Sua primeira decepção se dá quando sugere a substituição do português, como língua oficial, pelo tupi. O resultado é a sua internação em um  hospício.    Aposentado, confiante na fertilidade do solo brasileiro, dedica-se à agricultura no sítio Sossego. Contudo, depara-se com uma triste realidade: a esterilidade do solo, o ataque das saúvas, a falta de apoio ao pequeno agricultor.    Por fim, com a eclosão da Revolta da Armada, no Rio de Janeiro, Quaresma apoia o então presidente, o marechal Floriano Peixoto, e participa do conflito como voluntário. No cargo de carcereiro, critica as injustiças que vê serem praticadas contra os prisioneiros. Em razão dessas críticas, é preso e condenado ao fuzilamento por ordem de Floriano Peixoto, seu ídolo.
     Além da descrição política do país no início da República, a obra traça um rico painel social e humano dos subúrbios cariocas na virada do século. Aposentados, profissionais liberais, carreiristas, músicos, donas de casa. O mulato – esse é o universo retratado por Lima Barreto em sua obra TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA. Destacam-se, nesse conjunto, as personagens Ismênia, que, tendo sido educada para o casamento, enlouquece quando abandonada pelo noivo; Olga, sobrinha de Policarpo, que difere da maioria das mulheres por ser mais independente; e o violonista e cantor de modinhas Ricardo Coração- dos Outros, amigo de Policarpo.
1) Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, é
a) a narrativa da vida e morte de um funcionário humilde conformado com a realidade social do seu tempo.
b) uma autobiografia em que a personagem- título expõe sua insatisfação com relação a burocracia carioca.
c) o relato das aventuras de um nacionalista ingênuo e fanático que lidera um grupo de oposição no início da República.
d)   a história de um nacionalista fanático que, quixotescamente, tenta resolver sozinho os males sociais de seu tempo.
2. Da personagem que dá título ao romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, podemos afirmar que:
a) foi um nacionalista extremado, mas nunca estudou com afinco as coisas brasileiras.
b) perpetrou seu suicídio, porque se sentia decepcionado com a realidade brasileira.
c) defendeu os valores nacionais, brigou por eles a vida toda e foi condenado à morte injustamente por valores que defendia.
d) foi considerado traidor da pátria, porque participou da conspiração contra Floriano Peixoto.
3) No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam “reformar” o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional:
a) escolar agrícola e militar; b) linguístico, industrial, e militar; c) cultural agrícola e político;
d) linguístico, político e militar;
4)Associe as obras pré-modernistas (primeira coluna) aos respectivos fragmentos a elas pertencentes (segunda coluna).
I. Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto) ;II. Os Sertões (Euclides da Cunha); III. Lendas do Sul (Simões Lopes Neto)
( ) “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram.”
( ) “Foi assim e por isso que os homens, quando pela primeira vez viram a boiguaçu tão demudada, não a conheceram mais. Não conheceram e julgando que era outra, muito outra, chamam-na desde então de boitatá cobra de fogo, boitatá, a boitatá!”
( ) “Desde moço, aí pelos vinte anos, o amor da Pátria tomou-o todo inteiro. (...) estudou a Pátria, nas suas riquezas naturais, na sua história, na sua geografia, na sua literatura e na sua política.”
5)Leia um trecho de Triste fim de Policarpo Quaresma, em que Olga visita o padrinho Policarpo no sítio Sossego. 

[...] O que mais a [Olga] impressionou no passeio foi a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das casas, o ar triste abatido da gente pobre. Educada na cidade, ela tinha dos roceiros  ideia de que eram felizes, saudáveis e alegres. Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas? Era sempre aquele sapê sinistro e aquele sopapo que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas casas não havia culturas, uma horta, um pomar? Não seria tão fácil, trabalho de horas? E não havia gado, nem grande nem pequeno. Era raro uma cabra, um carneiro,. Por quê? [...] Não podia ser preguiça só ou indolência. [...]  Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
I. O trecho ressalta a surpresa de Olga em relação à condição de pobreza dos trabalhadores rurais e ao estado de abandono das terras. 
II. Olga atribui à indolência e à falta de energia dos moradores do campo o desolamento da paisagem. 
III. Apresenta-se no texto o contraste entre a visão idealizada dos habitantes da cidade e a dura realidade do campo. 
Está correto o que se afirma: 
a) somente em I.  b) somente em II; c) somente em III; d) somente em I e III. 
6) Identifique na obra trechos citando as passagens em que Lima Barreto se  refere a  Floriano Peixoto. A descrição que o autor faz do Marechal é  positiva ou negativa? Justifique sua resposta.
7) Floriano Peixoto entrou para a história do Brasil como o ‘’ Marechal de Ferro’’. Quais atitudes do Presidente lhe valeram essa alcunha? As qualidades que Quaresma atribui ao Presidente reforçam ou contrariam essa imagem? Explique.
8) Em certa altura do diálogo, Quaresma diz a Floriano que ‘’em vez de tributários,ficaremos com nossa independência feita...’’
A) Procure em um  dicionário o que significa a palavra ‘’tributário’’ e responda: de quem o Brasil era tributário na época?
B) A que independência Quaresma se refere?
9) Pesquisar e construir uma linha do tempo que irá do Fim do reinado de D’ Pedro II até o início do Governo Prudente de Moraes, quando começa o poder civil na República – localizar e compreender o que se passava na época em que vivia o personagem Policarpo Quaresma.
10) Fazer uma pesquisa com familiares, vizinhos, colegas e funcionários da escola, perguntando:
• É possível mudar o país?
• Você gostaria que isso acontecesse?
• O que você proporia a mudar e como faria?
• Você seria um Policarpo Quaresma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *